Processo de Trituração Úmida

O objetivo das empresas que fabricam produtos em forma líquida é reduzir o tamanho das partículas e aumentar a dispersão. Uma maneira de isto ser atingido é usando um processo de trituração úmida, também conhecido como moagem úmida, e incorporando equipamentos especialmente projetados para este fim em sua produção. A CMC fornece serviços de processamento e fabrica equipamentos de moagem úmida para as empresas que atuam neste área.

Como o processo de trituração úmida funciona?

O processo de trituração úmida, também conhecido como moagem úmida, pode ser visto como uma série de etapas ou “operações” que são necessárias para transformar matéria prima em produto final. Os diferentes estágios envolvem diversos processos com vários procedimentos definidos pela engenharia de processo.

Minérios, tintas, revestimentos e matérias primas cerâmicas podem ser moídos usando um processo de trituração úmida. Uma máquina que revolucionou a indústria foi o moinho de esferas horizontal, que incorporou a última tecnologia em moagem com esferas.

Um moinho horizontal de meios é preenchido com esferas, carregado e ativado com um agitador de alta velocidade. Isto contribui para separar as partículas de grandes dimensões ou com grandes aglomerações, também conhecidas como aglomerados. A rotação do agitador transmite energia cinética para as esferas, enquanto os materiais são bombeados através do moinho esta energia é transmitida para os materiais. As partículas sólidas que ficam suspensas no líquido são reduzidas por cisalhamento, impacto, esmagamento e atrito. Elas são simultaneamente dispersadas em todo o líquido pelo atrito de alta velocidade da haste, discos fluidizer, e esferas. Os produtos podem ser empacotados e enviados ao cliente ou podem ser usados na fabricação de um produto final.

As esferas que você escolhe carregar no seu moinho irão depender de sua aplicação e o tamanho das partículas que você quer atingir. As esferas podem ser feitas de diversos tipos de materiais, incluindo: vidro, óxido de alumínio, óxido de zircônio, aço e carbonato de tungstênio. Os fatores que influenciam a máxima redução das partículas no moinho são os números de passagens, o tempo despendido na câmara de trituração, e a velocidade da agitação.

O processo de trituração úmida e cada etapa pode ser considerada rentável para a produção. Mas algumas aplicações e materiais podem ser mais difíceis e irão necessitar de um tempo extra de processamento, a CMC tem um linha de pré-misturadores, dispensadores, tanques, filtros e bombas disponíveis para os fabricantes. Com as etapas e o equipamento apropriado a produção pode transcorrer harmoniosa e eficientemente.

Envie um email para: vendas@cmcmilling.com.br, e fale com um de nossos representantes sobre nossos processos de trituração úmida e o que podemos fazer para aumentar sua produção.