Processo de Moagem Úmida

Materiais, tais como minerais, substâncias químicas, matéria prima de cerâmica, revestimento e tintas magnéticas, podem ser moídos usando moagem a seco ou úmida.

Em geral, moagem a seco não consegue quebrar o produto e preservar suas partes para outros usos. O processo de moagem úmida é mais intenso, mas consegue separar o produto em diversos componentes, e partículas mais finas nos níveis mícron,submícron (ou nano métrico), possibilitando a produção de uma grande variedade de subprodutos e a preservação das propriedades físicas. Por exemplo, quando pigmentos orgânicos são reduzidos para tamanho submícron, sua cor fortalece, e isto permite que o cliente use menos pigmento em uma tinta para impressão, tinta ou secante, reduzindo os custos de produção.

Moagem úmida, também chamada moagem de esferas úmida, é um processo em que as partículas são dispersas em um líquido por cisalhamento, impacto, esmagamento, ou atrito.

O moinho é carregado com meios (pequenas contas ou esferas) e ativado por uma haste que agita em alta velocidade separando as partículas individuais. Quando o agitador gira, ele transmite energia cinética para as esferas. Quando o material é bombeado para o moinho, esta energia age nos sólidos suspensos em líquido (lama) separando-as (cisalhando) ou esmagando, reduzindo seu tamanho. As partículas são simultaneamente dispersadas no líquido ficando prontas para serem usadas, ou podem ser desidratadas e separadas para o uso em outros produtos.

Diferentes materiais são usados para a moagem. As contas, ou esferas, podem ser feitas de plástico, vidro, cerâmica tais como óxido de alumínio, óxido de zircônio, aço, e carbonato de tungstênio. Dependendo do material que vai ser moído e qual vai ser o uso final do produto, diferentes processos de moagem com meios podem ser usados, incluindo cominuição (redução de partículas mais leves) e desaglomeração (separação de partículas que estão agrupadas). Fatores que podem influenciar o tamanho da partícula final são o tamanho das contas ou esferas, o tempo que o material passa na câmara, o número de passagens e a velocidade de agitação.

Com o moinho  correto, os fabricantes podem de forma eficiente e econômica criar partículas finas uniformes com contaminação limitada ou nenhuma. Mais mistura e moagem customizada requerem o uso de equipamentos especializados e conhecimentos intrincados de engenharia de processo. Os fabricantes podem não ter os recursos para fazer estes produtos em suas próprias instalações porque a compra de todo o equipamento necessário e o conhecimento podem ser caros. E nenhum sistema pode fazer tudo, mesmo as mais simples instalações de moagem e mistura úmida podem demandar pré-misturadores adicionais, tanques, misturadores, bombas, filtros, eletrônicos e encanamento.

A CMC é o fornecedor líder de moinhos de esferas, de trituração, de cesto, e inovadora na tecnologia de dispersão.

Nós oferecemos equipamentos de processo duráveis e eficientes tais como o moinho de esferas Supermill Plus™ e o moinho de batch. Nós também prestamos serviços de processamento para as indústria automotiva, agrícola, farmacêutica, de cerâmica, revestimento de papel, energia, eletrônicos e especialidades químicas e várias outras.

A CMC coloca sua experiência para atender a seus requerimentos únicos de moagem e atingir seu produto desejado com o máximo rendimento. Nós ajudamos você a escolher o processo de moagem úmida mais apropriado e/ou equipamento para atingir os resultados desejados. Se você estiver interessado em testar diferentes métodos, nós podemos usar nossos serviços de moagem interno para que você teste nossos equipamentos produzindo lotes em escala industrial.

Ligue para: +55 41 3676 2141 e peça mais informações.